Humberto de Campos
O Meu Pensamento Poético e Filosófico é Holístico!
Textos
O caminho da "Deusa"
O caminho da "Deusa"

Uma dos "embates" do pensamento humano mais inquietante da história da filosofia ocidental ocorreu entre Parmênides e Heraclito, quando ambos, cada um ao seu modo, chamou a nossa atenção para o problema da "essência do ser" ou do "ser da essência", e isto, embora não "pareça", "é" "essencial"

Parmênides diria que o que é, é em essência, e por já ser, não poderia tornar-se outro diferente de si mesmo, logo o "ser" é imutável, e se há alguma "mudança", ela é simplesmente ilusória. No entanto, o que não é, por ainda não ser, tem a potência, a possibilidade ou a abertura para vir a ser e tornar-se alguma "coisa", algum "ente" ou algum "ser"

Apesar de clássica essa problemática do "ser" ou do "não ser", vale a pena resgata-la, visto que estamos vivendo numa época em que o "ser" das pessoas parece escapar às nossas perceções mais elaboradas. Nos sentimos completamente inseguros quanto ao modo de "ser" do outro à nossa volta, o colega de trabalho, o amigo, o cônjuge etc. Afinal, é possível um "mau caráter" tornar-se um "bom caráterl" e vice versa, ou o "pau que nasce torto morre torto"?

Ao que parece, tanto Heráclito quanto Parmênides estavam certos. Heráclito ao defender a aparência volátil das "coisas" ou do "ser", e Parmênides, por sua vez, por nós mostrar que no caos da instabilidade do "ser", nos afastamos do caminho da "Deusa".

"Ser" ou "não Ser"? É, se lhe "parece" "Ser"?

  Humberto de Campos
        Mestre Holístico
Humberto de Campos
Enviado por Humberto de Campos em 19/04/2020